sexta-feira, 14 de maio de 2010

Lutas e Conquistas

"Poucas pessoas que perpassam nossas vidas, deixam algo para ser lembrado no futuro. Poucas são aquelas que acreditam que podem mudar o mundo, que podem transformá-lo. Estas pessoas não esperam sentadas que alguém faça a mudança. Elas vão e fazem elas mesmas, porque acreditam que cada um de nós pode de alguma forma contribuir para que o mundo em que vivemos se torne um pouco melhor! Duas dessas poucas pessoas têm o nome de Vera Soares e Paulo Ferreira. Obrigado por acreditar no verdadeiro papel que as Comunidades de Matriz Africana têm para com a construção de um mundo mais humano. Um mundo com tolerância é possível!"

2003 - Assume cadeira no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) da presidência da república.

2004 - Candidata a vereadora de Porto Alegre, pelo PT.

2005 - Coordenadora a construção do Fórum Estadual de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Segurança Alimentar - espaço de organização dos terreiros, no seu papel político, com formação de cidadania e democracia racial.

2007 - Funda o Núcleo de Matriz Africana no Partido dos Trabalhadores - formação partidária.

2007 - É reencaminhada para a cadeira de conselheira do CNPIR.

2007 - É indicada pelo Fórum Estadual de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Segurança Alimentar a candidata a vereadora de Porto Alegre pelo Partido dos Trabalhadores para cocorrer no pleito eleitoral de 2008.

2008 - Ganhadora do Prêmio Zumbi dos Palmares.

2008 - Constrói o Projeto Quilombos e Terreiros do Sul unificados pela preservação das sementes crioulas que une os terreiros e as comunidades de quilombo pela segurança alimentar.

2008 - Organiza a derrubada do artigo da Lei de Limpeza Urbana que proibia os ritos de matriz africana em logradouros públicos em Porto Alegre.

2009 - Vera Soares participou ainda de diversos seminários nacionais e internacionais bem como de conferências de saúde, educação, segurança pública e alimentar, cultura e igualdade racial, tendo sempre atuado para a construção de políticas públicas nas diversas áreas.

Vera Soares deixa sua casa e sua família para lutar pelo seu povo. Recebe o prêmio OLUSÓ ÍRETÍ das comunidades tradicionais em reconhecimento a sua luta pelas populações históricamente discriminadas.

Um comentário:

  1. Há um ditado oriental que diz:
    Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão e, ao se encontrarem, eles trocarem os pães, cada um vai embora com um pão.
    Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada e,ao se encontrarem, eles trocarem as idéias, cada um irá embora com duas...

    ResponderExcluir